Ubuntu tendo problemas com serviços da Google para quem usa GVT

Print pagePDF page

(Existem atualizações no final desse post)

Bom, como não achei mais gente falando desse possível problema, estou postando aqui para ajudar quem mais estiver passando pelo perrengue.

Assumo que você sabe o que é DNS, endereço IP, e o que faz um ‘whois’, se não souber, dê uma olhada aqui: DNS, IP, whois

Vamos lá.

Desde a semana passada, tenho notado muita lentidão e várias indisponibilidades quando utilizo serviços da Google. O resto da internet funciona normal. Todos os meus 2 colegas de trabalho usam GVT como eu e um deles, também assim como eu, usa Ubuntu 14.04 como sistema operacional. O outro usa Mac, e consegue utilizar os mesmos serviços da Google normalmente.

O fato mais marcante desse problema é que nunca mais conseguimos realizar nossas reuniões diárias via Hangouts, sempre dava timeout para nós do Ubuntu. Como já tivemos problemas parecidos, a solução tinha sido usar o famoso DNS da Google, 8.8.8.8 ou 8.8.4.4. Dessa vez, não tivemos sucesso, e como trabalhamos em um ambiente Google Apps, mexer nos documentos no Drive ou fazer reuniões via Hangouts, estava praticamente impossível. O GMail estava lento, mas funcionava, assim como as buscas também.

Sou meio desconfiado, então resolvi ver qual IP o DNS da nossa GVT resolvia pra ‘google.com’. Dando um ‘whois’ no IP resolvido, vi que era um IP da faixa da GVT. Ok, devem ter alguma parceria com a Google que faz com que assumam esse tráfego. Mas por que com o DNS da Google o problema persistia? Fiz um outro teste, perguntando ao DNS da Google (8.8.8.8) quem era ‘google.com’. Para minha surpresa, outro IP pertencente à GVT.

Minha cabeça ficou se perguntando por que então só o Ubuntu passava por esse problema, pois meu celular Android funcionava na mesma rede e conversava sem problemas com todos os serviços da Google. Resolvi então fazer um outro teste. No celular, perguntei quem respondia por ‘google.com’ ao mesmo DNS da GVT que inicialmente já estava me dando problemas no Ubuntu. Eis que a resposta vem com um IP pertencente à Google diretamente. No meu Ubuntu, configurei o DNS agora para, ao invés do DNS da GVT ou o da Google, perguntar ao da OpenDNS. Fazendo isso, meu PC passou a encontrar IPs da Google e não da GVT e como um passe de mágica, Hangouts, Drive e tudo mais da Google voltou a funcionar, e mais, o que funcionava ainda voltou a ficar rápido.

O resumo da ópera pelo que pude apurar é:

– A GVT (ou GVT+Google) por algum motivo, faz traffic shaping para alguns tipos de sistema operacional (até agora só tive notícias de pessoas com Ubuntu/Linux), fazendo com que requisições ao DNS deles ou da Google sejam respondidas por IPs da GVT (e estes talvez sejam/estejam congestionados). Para mim e mais uma pessoa pelo menos, isso tem resultado na impossibilidade de usar certos serviços da Google, como Drive e Hangouts. Para resolver, use um DNS que não seja o da GVT ou Google.

Eu não teria nenhum problema (e pra ser sincero nem faria questão de descobrir) com isso se isso estivesse funcionando mal e me atrapalhando bastante de trabalhar. Como aparentemente não ocorre com usuários de outros sistemas operacionais mais utilizados, acho difícil chamar atenção sozinho. Vou continuar tentando explicar o problema pro suporte deles, e ver se há uma solução.

Espero que mais pessoas com o problema achem esse post em suas buscas.

Se houverem novos desenrolares e novas informações, atualizo aqui.

Update 1 – conversando com um amigo que usa Gentoo, vi que o problema parece ocorrer só com Ubuntus mesmo, pelo menos o meu e o do meu colega de trabalho.

Update 2 – só pra deixar claro o método que usei para testar os diferentes DNS’s foi o comando dig, setando o DNS com o @

Update 3 – para meu estranhamento, o DNS da Google, após testar o DNS da OpenDNS, passou a responder com IPs da faixa da Google de novo. Talvez ele tenha aprendido que não sou da GVT ou o Ubuntu tem um bug no dig que ignora quando um servidor de DNS é explicitado, apesar da saída mostrar que o parâmetro foi processado corretamente. Para fazer sentido ainda, além do bug anterior, é necessário ainda que o Ubuntu faça cache de queries. Mas, isso deixa o problema com o DNS da GVT estranho de todo jeito.

Update 4 – O Chrome costuma apresentar mais problemas, pois provavelmente ele ‘se força’ a usar o DNS da Google.

Update 5 – Um dos que comentaram abaixo, o Alexandre Mendes, entrou em contato com a GVT no dia 14/09/2015 e foi informado que eles não dariam suporte a sistemas Linux, que seria necessária a contratação de um técnico particular. Dureza…

Update 6 – Até então, a OpenDNS foi meio problemático. Passei a usar o DNS da Level 3 (4.2.2.1), e estou usando o Firefox normalmente. No Chrome ocorrem algumas instabilidades, mas não pude fazer maiores testes ainda.

20 pensamentos em “Ubuntu tendo problemas com serviços da Google para quem usa GVT”

  1. Usamos Ubuntu e somos clientes da GVT e de fato o serviço está péssimo. Também não conseguimos usar Hangout e qualquer serviço da Google está praticamente imprestável, da busca ao Gmail.

  2. Tenho problemas com o chromecast e busca do google no android. Parece ser relacionado ao MTU que vem configurado no roteador que a GVT fornece. Não entendo o que causa o problema. Tente configurar localmente em 1412 …

  3. Também estou tendo o mesmo problema e a única solução foi trocar o DNS. Mas diferente de você, meus dispositivos android também não funcionavam com serviços google.com. Tentei explicar o problema ao suporte GVT, mas eles dizem que a internet está funcionando normalmente, e o problema persiste.

  4. Estou com o mesmo problema. Resolvi usando o DNS da level3:

    4.2.2.2 e 4.2.2.3

    Tanto o DNS da Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) quanto o da GVT estão retornando IPs estranhos para os servidores dos serviços do google:


    $ ping google.com
    PING google.com (179.183.24.238) 56(84) bytes of data.
    64 bytes from 179.183.24.238.static.adsl.gvt.net.br (179.183.24.238): icmp_seq=1 ttl=59 time=4.96 ms
    64 bytes from 179.183.24.238.static.adsl.gvt.net.br (179.183.24.238): icmp_seq=2 ttl=59 time=8.03 ms
    64 bytes from 179.183.24.238.static.adsl.gvt.net.br (179.183.24.238): icmp_seq=3 ttl=59 time=6.70 ms
    ^C
    --- google.com ping statistics ---
    3 packets transmitted, 3 received, 0% packet loss, time 2003ms
    rtt min/avg/max/mdev = 4.969/6.568/8.031/1.253 ms

    $ ping youtube.com
    PING youtube.com (179.183.24.251) 56(84) bytes of data.
    64 bytes from 179.183.24.251.static.adsl.gvt.net.br (179.183.24.251): icmp_seq=1 ttl=59 time=13.0 ms
    64 bytes from 179.183.24.251.static.adsl.gvt.net.br (179.183.24.251): icmp_seq=2 ttl=59 time=6.33 ms
    64 bytes from 179.183.24.251.static.adsl.gvt.net.br (179.183.24.251): icmp_seq=3 ttl=59 time=5.81 ms
    ^C
    --- youtube.com ping statistics ---
    3 packets transmitted, 3 received, 0% packet loss, time 2002ms
    rtt min/avg/max/mdev = 5.816/8.408/13.078/3.308 ms

  5. Olá,
    Estou com o mesmo problema, porém nem utilizando o DNS do openDNS consigo acessar corretamente os serviços da google. Alguma dica?
    Obrigado.

  6. Sofrendo com isso também. Engraçado é que tem momentos que libera tudo. Depois trava de novo.
    Meu modem é o Pace v5471 powerbox que não tem configuração de MTU. :/

  7. Muito obrigado pela explicação!
    Eu estou com o exato mesmo problema. Tenho um dual boot com Windows 7 e Ubuntu 14.04. No windows funciona normalmente mas no ubuntu esta uma porcaria. Fiz os testes que você mencionou e confirmei todos eles, no entanto, mesmo trocando o DNS, não consegui resolver o problema,
    Já tentei no Network Connections, no dhclient, no resolv/head e nada.
    Consegui que ele resolvesse para um IP do google como você mencionou mas ainda não consigo usar o hangout.
    Pode me passar a solução que você adotou mais detalhadamente?

  8. Saudações.

    Sou leigo nesta parte de DNS/configs.

    E estou com o mesmo problema, como faço para “perguntar o OpenDNS”

    Desde já agradeço.

  9. Uso GVT e Debian… já tentei de todo jeito e nao da certo… tb estou na procura por uma solução…

  10. Uso GVT e Debian… já tentei de todo jeito e nao da certo… tb estou na procura por uma solução… cheguei entrar em contato com eles e nada resolvido …

  11. Olá,
    notei o mesmo problema a uns 15 a 20 dias. Só ocorre no Linux, uso Debian. Entrei em contato com a GVT mas sem sucesso. Continuo na busca de uma solução.

  12. Estava com o mesmíssimo problema aqui. Ubuntu 14.04 e GVT. Todos outros dispositivos na minha rede funcionando normalmente, apenas meu computador não conseguia acessar Google Drive, Hangouts, Google Discussions… todos ficavam carregando eternamente…

    mas no meu caso só funcionou setando dna da GigaDNS

  13. Estou com exatamente o mesmo problema, só que no Debian. No entanto, no meu caso, mudando para o DNS da Google ou da OpenDNS não resolveu o problema: em ambos os casos, eles continuavam resolvendo google.com para um IP da GVT. O único jeito que encontrei para resolver o problema foi adicionando explicitamente uma linha ao arquivo /etc/hosts de forma a forçar o endereço google.com a ser resolvido para um IP da Google. Eis a linha que usei:

    173.194.118.0 google.com google

    Não é a solução ideal, mas pelo menos agora consigo usar o Google Drive de novo.

  14. Boa madrugada Rafael Sahb.

    Fiquei muito feliz em achar seu post, pois já tava ficando louco com esse problema.

    Faz umas 2 ou 3 semanas que venho enfrentando o mesmo problema que vc, testei os sistemas ubuntu (5 versões diferentes), debian wheezy e openSUSE (3 versões), todos com o mesmo problema. tentei a sua solução do openDNS mas não fui bem sucedido, então parti pra VPN (da qual não tenho nenhum conhecimento), achei algumas soluções VPN que resolveram meu problema a mais simples de todas foi o uso do zenmate, agora vou estudo como colocar vpn no servidor pois instalar zenmate em mais de 50 maquinas vai ser osso, mas fica a dica!

    Barnabé di Kartola
    usando ubuntu 14.04 + GVT 50mb

  15. Boa madrugada Rafael Sahb.

    Fiquei muito feliz em achar seu post, pois já tava ficando louco com esse problema.

    Faz umas 2 ou 3 semanas que venho enfrentando o mesmo problema que vc, testei os sistemas ubuntu (5 versões diferentes), debian wheezy e openSUSE (3 versões), todos com o mesmo problema. tentei a sua solução do openDNS mas não fui bem sucedido, então parti pra VPN (da qual não tenho nenhum conhecimento), achei algumas soluções VPN que resolveram meu problema a mais simples de todas foi o uso do zenmate, agora vou estudo como colocar vpn no servidor pois instalar zenmate em mais de 50 maquinas vai ser osso, mas fica a dica!

    Barnabé di Kartola
    usando ubuntu 14.04 + GVT 50mb

  16. Utilizo linux mint (ubuntu based) e estou tendo os mesmos problemas com a GVT. Segui as dicas aqui e aqui -> http://www.vivaolinux.com.br/topico/Elementary-OS-1/Problemas-ao-acessar-sites-Google. Além de alterar o dns no router também usei a dica do MTU (1492). Quanto aos dns da google retornarem ips da GVT, percebi que talvez seja um cache causado pelo dnsmasq ou algo do tipo, logo, matei o processo do dnsmasq e rodei o dig algumas vezes até apontar os ips corretos (sim isso é meio confuso, não cheguei a conclusões definitivas). Por enquanto está tudo normal depois das alterações.

  17. Sou usuário do linux mint (ubuntu based) e estou tendo os mesmos problemas com a GVT. Segui as dicas encontradas aqui e aqui -> http://www.vivaolinux.com.br/topico/Elementary-OS-1/Problemas-ao-acessar-sites-Google para resolver o problema. Alterei o limite do MTU (para 1492) e o dns no router colocando os do openDNS, fiz o mesmo nos arquivos /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e tail (lembrando de restartar o router e dar um service network-manager restart após as alterações). Você citou o fato de ter testado o dig com os dns da google e os mesmos apontaram para as faixas da GVT, na verdade acredito que isso é uma espécie de cache causada pelo dnsmasq, desabilitei o dnsmasq (em /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf e comentando #dns=dnsmasq) e executei o dig umas 4 vezes (resultados foram intermitentes) até voltarem a indicar as faixas corretas de ips google, é importante também limpar o cache dos navegadores. No mais até então, tudo está funcionamento muito bem!

  18. Olá estou a uns 4 dias correndo atrás de resolver esse problema, instalei o 14.04 somente com o chrome e rodou bacana, a primeira atualização estraga, 14.10 não funcionava 15.04 tbm não funcionava cheguei a instalar o openSuse que tbm apresentou o mesmo erro tanto com gnome e KDE depois de pesquisar bastante e perguntar para varios amigos o problema realmente parece estar com a GVT mudei o meu dns para 4.2.2.1 e tudo voltou a funcionar novamente. abs.

  19. Caros, JFYI

    Identifiquei este mesmo comportamento (Redir para ip´s da GVT) em clientes que usam Windows, porém não está ocorrendo problemas no acesso aos app´s google, como Drive, Hangouts, etc…

    Atenciosamente
    Alessandro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *