Dica expressa para usar compartilhamentos Samba com Mac - Problema de renomear pastas criadas

Bom, essa é uma dica bem rápida. Um compartilhamento de arquivos Samba pode te dar alguma dor de cabeça com usuários Mac. Provavelmente você vai ouvir relatos bizarros como "Consigo criar pasta mas não consigo renomeá-la". Esse é o sintoma clássico do problema que descreverei, além de outros problemas para manter certos permissionamentos.

Sem me alongar muito, conto o porque de isso só acontecer com os computadores da maçã mordida conectados ao seu servidor Samba. Os Mac's, por padrão, criam um arquivo oculto chamado .DS_Store em toda pasta que eles abrem. Ele serve para armazenar alguns atributos do usuário local do Macintosh. O problema é que em compartilhamentos na rede isso não é nada interessante, pois é esperado que sejam preservados os privilégios do usuário do Samba e não do Mac.

Vamos direto ao ponto então, para que não tenha mais esse incomodo na rede: abra um terminal no Mac do usuário (um programa chamado Terminal mesmo), e digite o seguinte comando:

defaults write com.apple.desktopservices DSDontWriteNetworkStores true

É importante saber que o comando acima só irá funcionar com o usuário corrente. Se tiver mais usuários no seu Mac, faça isso para eles também. Outro ponto importante, é que, como você pode inferir pelo comando, o .DS_Store deixará de ser criado somente em compartilhamentos de arquivos de rede, no mais, tudo ficará como antes.

Existe uma outra solução, colocando uma opção na configuração do Samba, mas aparentemente, não funciona em todos os casos. Caso queira tentar, edite seu /etc/samba/smb.cnf e coloque a linha a seguir em todas as seções de compartilhamento:

veto files = /._*/.DS_Store/

A solução mais garantida é a primeira mesmo. Caso alguém encontre uma solução melhor server-side, por favor, me avisem pelos comentários.

É isso por ora.

[]'s

Sahb,.