Recuperando discos NTFS corrompidos (consertando erros no sistema de arquivos)

Bom, a dica de hoje é bem rápida e bem útil.

Se você tem um HD com o sistema de arquivos NTFS, sabe que ele conversa bem com nossos queridos sistemas Linux, mas infelizmente recuperar seus sistemas de arquivo é coisa que só o pessoal da Microsoft dá conta... Não vou discutir aqui qual o melhor sistema de arquivos para colocar no seu disco, apenas tive em minhas mãos um HD com o sistema corrompido e seu sistema de arquivos era NTFS. Vou então descrever como resolvi o problema a partir do meu Windows 7.

Vamos lá. Você já deve ter procurado no Google e visto uma gama enorme de ferramentas para Windows (a maioria paga) que promete resolver o problema no seu disco. Bem, elas devem resolver, se não instalarem um mol de spywares na sua máquina. Discussões sobre essas ferramentas à parte (como podem ver estou colocando diversas discussões a parte, para fazer o post curto), existe um jeito bem simples e sem precisar de instalar nada no seu computador, usando apenas ferramentas do sistema. Note que essa solução não irá te ajudar muito se o drive corrompido for onde seu sistema está instalado. Note também, que essa solução se aplica se o erro foi causado apenas por inconsistências gravadas no disco, ou seja, o disco não apresenta problemas de funcionamento, apenas problemas no sistema de arquivos. Se você não entendeu o que eu falei, tente os passos a seguir.

  1. Se for um disco externo, conecte-o ao computador e veja através do "Meu Computador" (Windows XP) ou "Computador" (Windows 7), qual a letra do drive que apareceu. Essa letra deve ser algo como E:.
  2. Sabendo essa letra, pressione o botão do windows+R. Na caixa de texto que aparecer, digite cmd.
  3. Com esse prompt (as pessoas chamam de tela preta...), digite os seguintes comandos, um por vez, substituindo o # pela letra que você viu no passo 1, e lembrando de colocar os ":" no final. Cada um desses comandos, após digitado, deve ser seguido do pressionamento do enter. Note que cada um dos comandos pode demorar várias horas para concluir, até que você possa digitar o próximo.
chkdsk /f #:

chkdsk /r #:

chkdsk /c #:

Se o seu disco voltar a funcionar, o problema era só de sistema de arquivos corrompidos, e o dispositivo em si, funciona perfeitamente. Se for um problema físico, aí, só num profissional que recupera discos e cobra geralmente um rim para recuperar os dados :P

Eu não vou explicar também o que cada comando desse faz, encare como palavras mágicas que funcionam. Eu sinceramente não sei o que cada parâmetro faz, seria fácil pesquisar, mas não me interessa. Queria só recuperar o disco e compartilhar com vocês uma solução em português, já que os materiais que encontrei eram em inglês.

Bom, é isso. Espero que você consiga recuperar seu disco problemático.

[]'s

Sahb,.