Scrum - Pontapé inicial para aprender

Bom, conforme disse anteriormente, estou começando a aprender Scrum. Parece ser muito interessante, a ponto de me motivar dar uma parada nas minhas tarefas para compartilhar algumas impressões e materiais relevantes.

Mas antes de tudo, vamos nivelar todo mundo aqui. Se você chegou por aqui pelo Google, provavelmente já sabe o que é Scrum. Mas, se você caiu aqui sem saber por que, vamos dar uma visão rápida do que é essa metodologia.

Scrum (esse nome veio de uma formação do rugby) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de projetos, muito interessante e muito usada em diversas empresas de desenvolvimento de software ao redor do mundo. Esse framework é iterativo e incremental e privilegia o cliente, pois ele passa a fazer parte do processo de maneira bem significativa, passando uma excelente impressão para o mesmo. É relativamente simples e desburocratizado. Poderia ficar me alongando mais aqui sobre o Scrum, mas acho mais prático dar uma olhada nos tópicos da Wikipedia em português e inglês.

Indicando estes 2 tópicos, mesmo quem já tem alguma noção e quer aprender, pode obter algumas informações novas. Recomendo a leitura. Mas há bem mais a se ler. Muito mais, dependendo do seu apetite. Estou nessa fase de ler muito sobre o Scrum, e ainda não acho que sei o suficiente pra explicar de maneira geral esta metodologia. Vou compartilhar os links para os materiais a que tive acesso gratuitamente pela internet, através de indicações de amigos e parceiros.

Minha primeira indicação é para este artigo bem sintético e objetivo sobre o assunto. Foi-me passado por Israel Guerra e João Victor, meus coordenadores no LSL (onde trabalho) e principalmente meus amigos pessoais. Atualmente, pode ser baixado seu PDF neste link aqui (em inglês). Caso não esteja mais disponível quando ler este post, me notifique postando um comentário por aqui. Isso vale para todos os links que eu postar. Outro link interessante indicado por estes 2 peças raras é uma página com o conceito do Scrum descrito de maneira bem breve, mas com links para vários outros tópicos importantes. O endereço da página está aqui, e infelizmente só tem a versão em inglês também. Ainda nas referências indicadas pelo Guerra e pelo João, temos "Agile Software Development with Scrum", de Ken Schwaber.

Uma outra referência muito interessante que estou lendo atualmente é o livro "Scrum e XP direto das Trincheiras", de Henrik Kniberg. Pelo título, já dá pra imaginar que é um material em português, e realmente é. Trata-se de fato de um livro e conta com uma versão gratuita online disponibilizada aqui. Será necessário criar um login no site, mas até hoje não recebi nenhum spam deles, então podem se cadastrar sem maiores preocupações. É um material relativamente extenso (148 páginas) e conta com exemplos impressões e conceitos. Este material me foi passado gentilmente pelo Henrique Castro da Helpper Soluções Inteligentes (uma das empresas ao redor do mundo que usam Scrum). Caso seja contra sua religião se registrar em sites para baixar arquivos, uma versão desatualizada (com 105 páginas) e em inglês pode ser encontrada na página do autor neste link aqui. Note que a primeira página é uma recomendação do próprio autor falando para baixar o livro no site citado anteriormente.

São poucas as minhas indicações para se ler agora, mas é porque elas são mais baseadas na reputação de quem me indicou (o Henrique, por exemplo, é Certified Scrum Master). No Google, uma pesquisa simples retorna inúmeros resultados e não duvido nada que a grande maioria seja relevante.

Sinta-se a vontade para indicar mais links interessantes pelos comentários. Pondero apenas que apagarei links para download de materiais protegidos por direitos autorais disponibilizados indevidamente.

Boa leitura e vamos estudar Scrum! :)

Por ora, é isso.

[]'s

Sahb,.

P.S. 1: Adicionado em 13/04/2010: Mais um link interessante que encontrei. É um apanhado com vários documentos interessantes, inclusive o "Scrum Guide", escrito pelo Ken Schwaber. Acesse por aqui.